Case Integração Embraer

Quer saber como a Embraer reduziu em mais de 80% o tempo de duração de sua integração de novos colaboradores, tornou esse processo mais atrativo e inovador, e eliminou o deslocamento de novos colaboradores e funcionários de seus setores para aplicar o treinamento de integração? É o que veremos neste case!

 

A Embraer é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, sendo a 3ª maior fabricante de jatos comerciais, com quase 50 anos de existência, atua nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte à pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, executiva e agrícola, e oferece soluções integradas para Defesa & Segurança e Sistemas.

Atualmente, possui fábricas, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças de reposição, unidades industriais e escritórios nas Américas do Norte e do Sul, África, Ásia e Europa, sendo que aqui, no Brasil, está presente em 10 diferentes cidades, e sua matriz está localizada na cidade de São José dos Campos.

 

Hoje, a Embraer conta com mais de 18.000 funcionários espalhados pelos mais diversos sites.

 

A Embraer possuía alguns desafios nos programas de integração de novos funcionários.
O primeiro deles era reduzir o tempo do programa para seus funcionários, além de torná-lo mais dinâmico e inovador.

 

O outro desafio era evitar o deslocamento de seus colaboradores para realização dos treinamentos, reduzindo custos de logística e mantendo os colaboradores em suas atividades diárias.

 

O principal objetivo da Embraer para mudar suas estratégias de integração era criar um programa através da educação a distância, que fosse interativo, lúdico e contextualizado e que fornecesse a imersão do novo colaborador na cultura Embraer, transmitindo sua essência, seus valores e seu DNA.

O Onboarding Embraer

Foi nesse momento que a EADSKILL apresentou à Embraer soluções para realização completa de seus treinamentos on-line de integração. Neste momento surgia o Onboarding Embraer.

Seu desenvolvimento iniciou-se com um estudo junto às áreas da Embraer para identificar quais informações deveriam indispensavelmente ser apresentadas, de modo a garantir um material alinhado com os objetivos e com a cultura organizacional da empresa, visando a total integração do novo colaborador.

Com os temas definidos, partimos para a próxima etapa, escolher uma peça educacional que possibilitasse que os assuntos fossem abordados de forma leve, descomplicada e com recursos motivadores, bem como com uma abordagem que proporcionasse a melhor compreensão do conteúdo por todos os novos colaboradores.

Engajamento com Gamificação

Para atingirmos esse objetivo, selecionamos o E-Learning com elementos de Gamificação.

Nesse treinamento, toda a navegação foi desenvolvida de forma diferenciada, sendo realizada em um menu no estilo Game Map, que representa um percurso a ser desbravado. 

 

O percurso possui uma sequência de Checkpoints (capítulos), que devem ser conquistados pelo treinando. A navegação é realizada através das setas do teclado (para frente e para trás), fazendo com que a aeronave movimente-se pelo Game Map

 

A cada Checkpoint ultrapassado, um novo modelo de transporte aéreo surge, fazendo uma analogia sutil em relação à evolução do aluno no treinamento, incialmente um aviãozinho de papel, depois um balão, um dirigível, um avião antigo e, na etapa final, um avião moderno da Embraer pronto para decolar.

 

Ao acessar as etapas, o treinando encontra o conteúdo apresentado com uma sequência linear de telas, composta de estratégias de ensino a distância, tais como narração, interatividade, exercícios e imagens contextualizadas com a empresa e o público-alvo, linguagem adequada ao entendimento do público-alvo e recursos de animação que aumentam a sensação de imersão no conteúdo.

 

Como o treinando está realizando uma viagem aérea entre as etapas, nada mais justo do que levar consigo o seu passaporte. O treinamento possui um sistema de distribuição de Badges, que é representado por carimbos no passaporte do aluno.

 

Os Badges são conquistados mediante conclusão e pontuação atingida na avaliação de cada etapa e servirão como recompensa ao aluno pelo bom desempenho nas avaliações.

 

Cada etapa possui seu próprio Badge, com gráfica baseada no tema estudado em cada capítulo em questão.

Os Resultados

O desafio de transformar seus treinamentos presenciais de integração em uma estratégia de treinamento digital possibilitou à Embraer, a redução de mais de 80% do tempo de duração do treinamento, além de tornar o processo mais atrativo e inovador, eliminando o deslocamento de seus colaboradores e obtendo uma significativa redução em gastos com logística e tempo do colaborador ausente em suas tarefas diárias.

 

Quer transformar o processo de integração da sua empresa através de treinamentos de integração digital? E também, reduzir custos e otimizar o tempo de seus colaboradores?

Então, conte-nos qual o seu desafio.

Qual o seu Desafio?

Entre em contato!

Telefone:
+55 19 3422-0801
+55 19 3435-5077

Siga-nos:

  • Blogger - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco